Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
Jumirim, 17 de outubro de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Vereadores
Luiz Antonio Gardenal - PPS
LEGISLATURA 2017-2020

Presidente Atual
Luiz Antonio Gardenal
Daniel de Moura - PMDBDaniel Vieira  - PSDBJoão Batista da Silva - PTBJoão Reonaldo Tomé - PMDB
José Ricardo Gonçalves Cruz - PTB
Kleber Toscano Gonçales - PMDBMaria Aparecida Morandin Consorti - PPSRogério Mendes do Carmo - PTB
Webmail
Contas Públicas
História do Município

Webline Sistemas

História

Descrição: http://www.jumirim.sp.gov.br/jumirim/wp-content/uploads/2013/jumirim1.jpg

Jumirim teve seu marco inicial, no ano de 1886, com a chegada da linha férrea da Sorocabana e construção da estação, nas terras da Fazenda Barreiro, de propriedade do Senhor Manoel Novaes.

A princípio a linha deveria passar nas terras da Fazenda Jurumirim, nome que lhe foi dado em virtude da pequena cachoeira ali existente. Mas uma pequena alteração do projeto do traçado da ferrovia , mudou o local da estação para onde hoje está instalado a rua Manoel Novaes. Embora a Vila tenha sido iniciada na Fazenda Barreiro, conservou o nome Jurumirim, que é palavra de origem Tupi-Guarani que significa Salto pequeno ou cachoeira pequena.

O nome Jurumirim, foi mudado para Jumirim para evitar confusão com o município de Juru-Mirim, já existente.

O município foi fundado por Manoel Novaes, conhecido na época como Manecão, português de nascimento que fez doação da faixa de terra, em favor da Estrada, onde deveria ficar a estação ferroviária. Em homenagem ao seu fundador, a rua principal da cidade leva seu nome.

A ferrovia trouxe inúmeras famílias de imigrantes, vindas, principalmente, da Itália que aqui permaneceram e com muito trabalho promoveram o crescimento da Vila de Jumirim.

Até o ano de 1927 não havia água encanada nas residências da Vila. Esse serviço foi explorado inicialmente, por uma sociedade civil, cujos sócios eram o Sr. Lourenço Giriboni e a Família Goldoni.

Em 1º de Janeiro de 1945, numa sessão solene, realizada no Cartório de Paz, que contou com a presença do então Prefeito do município de Tietê, Sr. Plínio Rodrigues de Moraes e do M. Juiz de Direito da Comarca o Sr. Djalma Pinheiro Franco, a Vila de Jumirim, foi elevada a distrito.

Usando a palavra o M.M. Juiz congratulou-se com o povo ordeiro e laborioso de Jumirim pela conquista. A festa foi abrilhantada pela excelente banda “Bom Jesus”.

O povo de Jumirim porém guardava no coração a esperança de que o Distrito pudesse, num futuro próximo, conquistar a autonomia política administrativa.

Após a Constituição de 1988, que delegou aos Estados a competência para autorizar a criação de municípios, O Estado de São Paulo, em 31 de julho de 1990 através da Lei Complementar nº 651, ficou normas para que os então Distritos, pudessem conseguir autonomia.

Em 25 de julho de 1991, um grupo de pessoas, reuniu-se no Clube Recreativo de Jumirim, com o objetivo de formar a comissão que trabalharia para a emancipação.

Após muito esforço, essa comissão conseguiu a primeira vitória. A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária realizada no dia 29 de julho de 1994, a solicitação ao TER para que realizasse um plebiscito referente à emancipação de Jumirim.

Em 21 de maio de 1995, o plebiscito feito através do voto eletrônico – 1ª experiência da nova forma de votar no Estado – marcou a vitória do sonho do povo de Jumirim.

 Apesar da vitória a luta ainda continua e, no dia 7 de dezembro de 1995, a Assembleia, em sessão extraordinária, aprovou o Projeto de Lei nº 813, favorável à criação do município.

No dia 27 de dezembro de 1995, o Governador Mário Covas sancionou a Lei nº 9330, criando o município de Jumirim.

Distrito de Tietê até 1995, Jumirim conseguiu sua tão sonhada emancipação e em janeiro de 1997, o Sr. Benedito Tadeu Fávero tomou posse como 1º prefeito eleito pelo voto do povo.

Com um clima subtropical e topografia montanhosa, Jumirim está localizada no espigão divisor entre os Rios Tietê e Sorocaba.

 

 

 

 

http://jumirim.sp.gov.br/educacao/portal/_projetos/_SIM/index.html

 

 







melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
















Próxima Sessão

Sessão Ordinária

Segunda Feira 23/10/2017 às 20h00min

Câmara Municipal

transmissão ao vivo
Ouvidoria
Julgamento Contas do Executivo
Galeria Multimídia
Galerias
2017 © Todos os direitos reservados